Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 30 de janeiro de 2011

Câmara Municipal de Juiz de Fora: assistencialista e interesseira?


A palavra vereador deriva do verbo verear, cujo significado é administrar, reger e governar. Bem diferente de assistir, que é função, por exemplo, do assistente social. Porém esses significados são desconhecidos por alguns vereadores de Juiz de Fora, que pautam suas atividades em assistencialismo por puro interesse eleitoreiro. Este tipo de atividade, embora possa ajudar algumas pessoas, é errado, imoral e antiético, pois coloca à frente do interesse coletivo, os interesses individuais.

O assistencialismo dos vereadores vão desde atender aos pedidos das pessoas que vão procurá-los, até oferecimento de serviços sem solicitação da população. Na primeira situação vale como exemplo os pedidos aos vereadores de consultas, exames, cirurgias, vagas em hospital para internamentos. Já a segunda tem como exemplo a próxima Câmara itinerante que levará uma equipe da Caixa Econômica para falar sobre linhas de crédito do governo, segundo informações do presidente da Câmara.

Certamente para a população isto é ótimo, mas porque resolveram levar essa novidade somente após as primeiras negociações com o respectivo banco sobre a construção do novo prédio da Câmara? Juiz de Fora conta com apoio e plena atividade da EMCASA, órgão público municipal responsável pela “execução de todas as ações voltadas a inibir e combater o déficit habitacional no município de Juiz de Fora.” O órgão poderia já fazer parte da Câmara itinerante orientando a população sobre linhas de credito do governo sobre habitação, por exemplo.

É praticamente jocoso tentar fazer a população acreditar que essas ações individuais e interesseiras sejam realmente sensatas e corretas. Não passa de medidas paliativas e eleitoreiras.

Isso precisa mudar em 2012!

Fonte: http://twitter.com/CarlosBonifaci

http://www.pjf.mg.gov.br/emcasa/historia.php

2 comentários:

Vinnicius Moraes disse...

Olá Lilian,
Parabéns pela forma como verbaliza suas "Inquietações"!
Em meu blog, escrevo bastante sobre a atuação no Executivo e no Legislativo municipais.
Em outubro de 2009, por exemplo, escrevi o texto "O que fazem os vereadores?"
* Link reduzido = http://t.co/ixx9Tmg
Espero contribuir com o debate e, efetivamente, com as mudanças necessárias para o "real" desenvolvimento de nossa cidade.
Fique à vontade para comentar lá no blog, sempre!
Abraços e sucesso

FILIPE R TOSTES disse...

OLA LILIAN ACHEI INTERESSANTE A MATERIA PUBLICADA EM SEU BLOG GOSTARIA DE PUBLICA-LA NO MEU.ABRAÇÃO