Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de julho de 2010

Evolução



Raramente para assistir TV, nos raros momentos, sempre é para falar com alguma pessoa que está assistindo a alguma programação, ou por estar recepcionando ( ou tentando) visitas na sala e o aparelho fica ligado, mesmo sem ninguém “ligar” para ele.


Hoje devido a correria entre médico, edição de trabalhos, pegar outros para fazer, reunião com partido político, além de ficar tempos conversando com amigos que esbarrei pelas ruas da cidade, esqueci de me alimentar adequadamente, e sentia certa fraqueza, e me dirigi até a sala, para ver se havia algo pronto ( de comida) ou eu teria que apelar para um delivery, pude assistir a um fala interessante numa novela, antes do comercial começar e eu poder falar.


Um médico estava só em seu consultório em devaneios verbalizou a seguinte expressão: “o homem evoluiu tanto cientificamente, e tão pouco na espiritualidade”.


Fiquei a refletir depois sobre essas palavras: hoje podemos nos comunicar com pessoas do outro lado do mundo em tempo real, podemos telefonar para quem quisermos de onde estivermos sem precisar estar conectado a um fio, mulheres que não podiam ter filhos estão engravidando, o homem já explora o universo ( já chegamos por “máquinas” ) em outro planeta. O genoma humano já foi decifrado, já conseguimos clonar animais, salvar vidas através de transplantes. Nossa são tantas evoluções...


No entanto, somos incapazes de ter compaixão, de estender a mão quando vemos o outro se afogando, somos incapazes de pedir perdão, de dar a verdadeira companhia quando alguém precisa, amar verdadeiramente independente da situação. Não conseguimos exterminar o egoísmo o orgulho. Não desenvolvemos o amor ao próximo, o respeito e principalmente a compreensão pelas diferenças.


Eis o sentido da humanidade: não exploramos outros planetas a toa, talvez seja para sabermos que não estamos sozinhos, uma mulher que não podia ter filhos e agora engravida é pra gerar mais felicidade no seio familiar, crescer o amor nas pessoas; o genoma humano ajuda em tantas outras descobertas, o transplante salva vidas, assim como os testes de clonagem tendem a esse objetivo.


A espiritualidade é isso, entendermos os avanços científicos em prol da humanidade, a partir de si mesmo para com o outro.

Nenhum comentário: