Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Espiritualidade adogmática



Decidi estudar um pouco sobre espiritualidade, nada que me leve a compreensão ou veracidade de Deus, apenas conhecer a temática e saber como a espiritualidade pode influenciar o Ser, em todas as suas esferas.


Logicamente que não tirei a temática da cabeça, mas me intrigou ter uma linha de pesquisa em determinado país sobre o tema espiritualidade e saúde. Bom para estar num mestrado deve ser realmente relevante.


Em minhas pesquisas virtuais, consegui pouca coisa a respeito, quando não entrava num site dogmático (religioso), caia em sites de auto-ajuda. O tema livre de qualquer conceito dogmático é de difícil descoberta.


Compreendi que a espiritualidade, o conhecer a si, o estar bem consigo, só de dá através de algum meio, quer seja religioso, alternativo ou de auto-ajuda. E não era isso que esperava.
Concordo quando dizem que a religião ajuda, yoga, ajuda, dentre outras opções, mas não era sobre isso que procurava, até porque sou bem cética a esse respeito. Talvez eu estivesse procurando outra coisa, talvez respostas prontas, e encontrei caminhos.


Caminhos tortuosos, esquisitos, modificados pela liberdade da Internet. No lugar de textos, encontrei vários testes, vários recursos de se descobrir personalidade, estado de espírito, futuro, e outras coisas que caracterizam cada um de nós.


Dentre os sites visitados, haviam muitos ligados a religiões afro descendentes e místicos (umbanda, candomblé, numerologia, taro, runas, etc.). Todos com algumas explicações, e muitos testes, o que me intrigou, e fui fazer alguns, que tentavam me caracterizar, descrever. Ora se me conheço, logicamente poderia comparar os resultados.


Primeiro fui tentar descobrir meu orixá, não sei informar mais nada sobre isto, os testes diziam apenas “descubra seu orixá, a partir da sua data de nascimento”. Fiz uns quatro testes desse, com a mesma data informada (a minha de nascimento) e cada teste deu algo diferente, todos os resultados diferentes de mim.


O outro recurso utilizado de dois sites foi o mapa astral. Ambos disseram coisas muito diferentes de mim, assim como a característica do meu signo que a única coincidência que deu foi tendência a problemas com sistema nervoso central e cabeça.


Nos demais sobre taro, runa, numerologia, i ching, nenhuma das minhas perguntas foram respondidas, mesmo que eu tentasse juntar os resultados e tirar uma única conclusão.


Fiquei assustada com os métodos utilizados, o uso da tecnologia dessa forma. A meu ver é um assunto sério para ser banalizado dessa forma, e poder ser feito assim à distância. Há quem acredite e siga tudo que ali diz.


Continuo cética, e agora preocupada com essas alternativas, e conhecimento de espiritualidade. Mas isso depende de cada uma avaliar, pode ser que pra alguém as respostas sirvam, eu ainda fico na esperança de descobrir a espiritualidade livre de dogmas.

Nenhum comentário: