Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 11 de julho de 2010

Diversão pode ser lucrativo, abuso pode representar prejuízo

Em outro texto venho falando sobre o uso indevido da Internet, mais precisamente passatempos e sites de relacionamento por pessoas em horário de trabalho. Uma pessoa por e-mail contestou me relatando uma série de pesquisas que comprovam que algumas horas de lazer em hora do trabalho aumentam a produtividade.

É inexorável que o descanso durante o trabalho é relevante e aumenta a produtividade. Existem empresas que possuem copa, sala de jogos, dormitórios. No entanto uso desses atrativos não é desordenado, existem regras, limites para o uso.

No meu texto me refiro aqueles não fazem uso desses artifícios utilizados por empresas, mas o uso desordenado, e ilimitado de chats, sites de relacionamento durante o trabalho. Não me referi a leitura de e-mail pessoal, e rencaminhamento dos mesmos. Assim como não me refiro a alguns minutos ou horas fora do foco trabalho, mas a permanência de tempo integral durante o trabalho nesses veículos de relacionamento.

Não me refiro também, caos de pessoas que trabalham de forma autônoma, que fazem seu próprio horário ou de donos de empresas, mas de empregados, que trabalham sob contrato ou carteira assinada. Usam de desculpas como não tem serviço, ou barganham que o trabalho não é relevante assumir, ou acumulam e fazem as pressas em algumas horas ou nos últimos dias do mês.

Isso pode não diminuir a produtividade, mas sem dúvida a qualidade. E é comum na sociedade virtual encontrar esses “seres”, que deixam o trabalho de lado para utilizarem MSN, Orkut, facebook, e chats. O patrão, chefe, nem fica sabendo. Há ainda aqueles que trabalham nas ruas, ou seja, fora dos limites do escritório, se tornando mais fácil ainda essa prática.

Ora, mas muitas empresas utilizam sistema de segurança e limite de navegação. No entanto, isto só serve pra constar que tem, pois basta ir no tio Google que ele ensina a burlar sistemas que impedem navegação. Isto se a pessoa já não for um profissional da informática.

É comum, basta estar nos sites mais populares que o que digo e disse se confirma. Empresas andam pagando bons profissionais, que atendem a demanda, , porém só não podem fazer mais devido ao fato de seus funcionários perderem muito tempo com si mesmos em sites de relacionamentos.

Nenhum comentário: