Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Corra que a política vem ai!



É admirável como o nacionalismo de muitos brasileiros se exacerba em algumas épocas: nas competições esportivas, na época de eleição e em tragédias como as que assistimos nos últimos tempos como os alagamentos e desmoronamentos em vários estados do país.

Seria engraçado se não fosse tão trágico. Ontem enquanto eu participava de um debate on line sobre a eliminação do Brasil da copa do mundo, dentre muito bla bla bla que buscavam culpados, falavam da famosa teoria da conspiração pela FIFA e patrocinadores, de arranjo entre emissoras de TV e seleções. Uma mulher, com capacidade intelectual como de uma adolescente que inicia sua saga eleitoral a cada dois anos, me assume o áudio ( microfone), e tem a ousadia de dizer, sem a mínima vergonha ou conhecimento de causa, que enquanto torcíamos para a seleção, lamentávamos ou procurávamos os culpados. O senado estava aprovando a lei que acaba com as férias, licenças, décimo terceiro e mais alguns direitos adquiridos dos trabalhadores.

Foi jocosa a reprodução oral de e-mails que transitam na internet há pelos menos dez anos e nunca é aprovado. Entra governo e sai governo e a balela em época de eleição é a mesma. O pior de tudo que tal temática foi apresentada para tentar resgatar o espírito nacionalista frustrado pela eliminação do Brasil na copa.

Temas como esses, ou de que enquanto alguns se divertem na internet outras pessoas passam fome, frio devido aos desabamentos, enchentes no nordeste do pais. Que precisamos nos unir e enviar donativos, aos desabrigados, e cobrar dos governantes soluções, construção de moradia.

Ora! Porque somente agora vão pedir soluções? Porque não utilizam esses discursos antes da tragédia, em ano não eleitoral, sim porque há mais de cinco anos existia em um estado nordestino, várias famílias morando em um presídio desativado, ou porque perderam suas casas por falta de pagamento, ou por serem em área de risco de desabamento, ou por demolições.

E essas pessoas que utilizam-se de emails ( mentirosos), e principalmente os ficam reproduzindo em época eleitoral nada mais são do que meros reprodutores de mídia, ou falando de forma mais culta, pseudo intelectuais políticos.

Nenhum comentário: