Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Bullying ou brincadeira de mau gosto.


Muitas pessoas deram risadas, e chegaram ao ponto de repassarem, imprimir e fixar em murais uma charge com a temática da copa do mundo, na qual havia uma foto ou caricatura do técnico da seleção na ocasião e a frase “ Faça como o Dunga não use drogas”.

Embora a primeira vista pudesse servir como campanha anti-drogas, na verdade trata-se de uma prática criminosa a qual se dá o nome de bullying, haja vista que as drogas as quais se referem a frase não são entorpecentes, toxicas ou que causem dependência, mas sim os jogadores. Uma brincadeira de mau gosto sem dúvida, mas que culmina em bullying.

Isso não quer dizer que toda charge seja bullying, até porque o objetivo das mesmas é apresentar de forma ilustrativa, criativa e caricaturada uma situação atual. Porém observamos algumas agressivas que chegam a ridicularizar pessoas ( geralmente personalidades), isto pode ser considerado bullying.

Outra situação são textos críticos, ou crônicas ironizando situações, ou mostrando contradições de comportamento de alguma pessoa não é bullying desde que não haja hostilidade contra ninguém, não haja tentativa de humilhar ou ridicularizar.

Falar de forma generalizada de determinada situação, desde que tal generalização não leve a uma determinada pessoas em específico, não corresponde à prática criminosa, por exemplo relatar o comportamento de pessoas de partidos políticos de “esquerda”.

Assim, as pessoas devem ficar alertas, pois algumas situações não são generalistas, também não citam nomes, mas levam a determinado individuo conhecido por todos, é o famoso ditado “ conta-se o milagre, mas não o santo”, mas todos sabem quem o é. Praticar tal ato é crime contra pessoa, e ser conivente a situação também o é.

Diferentemente da vítima, em se omitir em denunciar, pois o medo de represarias, a vergonha, possíveis ameaças que sofre, faz com que a queixa contra o crime de bullying não seja efetuada.
Fiquem atentos, denunciem. E não achem quando uma pessoa reclamar de agressões físicas ou psicológicas seja invenção da cabeça dela, pois pode ser, na verdade, um pedido de ajuda.

Nenhum comentário: