Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os alicerces da vida

O ser humano é dotado de capacidades para sobrevivência: razão, emoção e instinto. Esses três ele mentos fundamentais a qualquer ser humano interagem continuamente. A interação entre eles é que dará a base de sustentação do ser humano por casa circunstância vivida.
No caso de desequilíbrio de um desses elementos, pode se manifestar uma doença psíquica, ou uma desorientação na vida, como um simples decidir qual profissão escolher na hora do vestibular.

É preciso experimentar e desenvolve-los para que fiquem em equilíbrio e isso só se dá, fazendo, arriscando, vivendo. No entanto, não somos ilhas isoladas, e nossas escolhas, as vezes esbarra na escolha alheia, e deixamos de experimentar por medo do julgamento do outro., por receio da regra social imposta onde estamos inseridos.

Para uma vida bem estruturada, não se pode abandonar nenhuma das três esferas, porém em determinados momentos devemos dar prioridade a alguma, até que a outra entre em uma rotação condizente com a nossa situação, e assim possamos acompanhá-la.

Suponhamos a construção de uma casa, a primeira coisa a se decidir é o tipo de alicerce utilizar. Devemos saber como queremos a casa, se plana, se com andares. E assim priorizar o alicerce, e investir nele. Afinal toda a estrutura da casa depende dele. Se for fraco, ou mal feito, todo resto da construção poderá ficar comprometido.

Assim é com a vida. Devemos escolher nosso alicerce, esse não muda, ele será a base de sustentação para a vida, talvez a prioridade seja a família, ou o trabalho, ou o lazer, esporte. Não tem como mudarmos o alicerce a cada momento, podemos ampliar e destruir cômodos, mas jamais o alicerce.

Erroneamente o ser humano tende a dar prioridade aquilo que ainda vai construir, aquilo que ele ainda quer, aquilo que ainda está em projeto, ou faz parte da construção final, esquece-se do alicerce. A definição de qual é o nosso alicerce é fundamental, pois é a base que vamos recorrer sempre que alguma outra estrutura se abalar, é nele que vamos nos escorar.

Isso significa dizer que a cada momento mudamos nosso alicerce, e isso as vezes faz com que toda a estrutura se abale, pois se o alicerce do momento se abala, todo o restante desaba. É aí que entra os casos de depressão, ansiedade, suicídios, etc.

Sendo assim a busca do ser humano deve ser não em novos alicerces, mas em construir estruturas a partir do alicerce que tem.

Nenhum comentário: