Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 6 de junho de 2010

Amizade ( sobre reportagem de capa da revista mente&cérebro de maio/2010)


Sem dúvida que amizades são favoráveis á vida do ser humano, já que se trata de um ser biopsicossocial, algo esquecido que faz muita diferença, já que não há medicações para regular o equilíbrio social de uma pessoa.

Embora muitos acreditem que uma maior diversidade de grupos possibilita um melhor enfrentamento de situações adversas, quer seja de forma individual ou do próprio grupo. Muitas vezes a diversidade não representa qualidade, o que se torna nocivo, pois a busca incessante de fugir da solidão pode a levar a pessoa a recorrer a instrumentos, grupos que muitas vezes não atendem as suas necessidades.

Nesses casos há ainda o risco de uma falsa adaptação, se sujeitar á situações contrárias a seus próprios princípios por medo de critica e da solidão.

Outra abordagem que acredito ser importante frisar é a diferença entre solidão e isolamento, a solidão é estar em meio a multidão e não estar inserido a grupos, enquanto o isolamento corresponde ao afastamento social. O isolamento pode ocorrer por vários motivos, porém pode ser um momento importante para o ser, é o momento de reflexão, se conhecer a si mesmo, estabelecer prioridades, cortar excessos da vida.

Podemos considerar o isolamento como um momento existencial, que pode preceder o momento de viver.

Nenhum comentário: