Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de abril de 2010

O fantástico mundo novo das idéias

Se ousarmos dizer que filosofia tem moda, certamente poderemos afirmar que Platão é a peça coringa de qualquer guarda roupa, é como o pretinho básico que podemos usar desde o velório até uma festa a noite.

Se antes Platão era traduzido e amores e relacionamentos impossíveis, agora pode ser vislumbrado na internet. Não se trata de nenhum jogo ou programa novo, tão pouco site em homenagem ao filósofo, mas da internet em si: a internet não como reflexa da vida real, mas como simbologia do ideal para a vida real.

Embora muitos possam negar e mostrar infinitas teorias que se opõem a esse pensamento, é inegável que as pessoas ao acessar a Internet procuram algo, desde ampliar o universo mercadológico e de consumidores, até sanar a dor da solidão.

Quando uma pessoa acessa a Internet vai a busca de algo ideal, o melhor preço, a melhor cobertura jornalística, bons textos, bons cursos, relacionamentos perfeitos, enfim, busca na Internet o que idealizou, é como se a internet fosse uma vitrine, onde se pode transitar livremente na busca incessante de suprir uma necessidade real. Muitas vezes não se considera a realidade, e acaba-se por vislumbrar um plano ideal inalcançável, ou difícil de adquirir, haja vista que o abismo entre real e ideal possa vir a ser maior do que se espera.

O uso da Internet se torna motivador não só pelo fato da praticidade ou variedade de opção, pela falsa segurança de anonimato, a crença da distância entre os contatos ser garantia de segurança ou possibilidade de sumiço quando se quer. A internet é um espaço que você poder ser quem quiser, até mesmo você mesmo, algo que muitas vezes não se é na própria vida real.

Não é raro encontrar em sites de relacionamentos, ou em espaços que permitem troca de informações pessoais, pessoas expondo problemas, dificuldades, sonhos, ou seja, sendo elas mesmas, algo que na vida real é mais complicado devido a pressão, imposição ou padrões sociais.

Na internet é diferente, pensam ser um mundo de ninguém, como citado anteriormente, no mínimo risco de exclusão, troca-se nome, apelido, e-mail e volta-se a circular como uma nova roupagem, e assim vai. No entanto, por mais que se acredite que possa mudar com algumas mudanças a personalidade continua a mesma, o caráter, etc., logo em dado momento essa personalidade vem a tona. Isto acontece inclusive em relacionamentos amorosos virtuais, diferentemente do que ocorre, não se cria personagens, é o que se é, a mudança que muitos justificam que existe, consiste na liberdade que se tem com o outro, e ai vai se mostrando.

O que importa não é criar fantasias, personagens, isso se cria na vida real. No mundo virtual o importante é a busca do ideal, tentar transformar esse meio na própria realidade. Descobrir o ideal na busca de melhorar o real. Como o mundo das idéias de Platão.

Em outras palavras, ou simplificando o pensamento, o mundo virtual pode ser considerado o mundo das ideais de Platão evoluído. Mundo virtual este criado pela própria imaginação, talvez seja essa a verdadeira realidade, enquanto o mundo real seja o mundo das máscaras, o virtual, o imaginário.

Nenhum comentário: