Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de abril de 2014

AUMENTO DE PASSAGEM EM JUIZ DE FORA 2014.



Que me desculpe os manifestantes mais utópicos, mas acreditar que estão fazendo a diferença em um dois dias, é no mínimo jocoso.

Meado de março foi anunciado aumento das passagens do transporte público da cidade. Passando de R$ 2,05 para R$2,25. Um aumento de 9,7% ( segundo jornal local da cidade), em 02 de abril do ano corrente.

Imediatamente organizaram uma manifestação contra o aumento na cidade, a realizar-se no dia do aumento. Muitos jovens voltaram às ruas. Com gritos de guerra, bandeiras em punho, e muita motivação para fazerem a diferença.

Não precisaram sequer esperar a segunda mobilização popular nas ruas. A prefeitura, e seu representante mor – O prefeito -  já revogaram a decisão, mesmo que provisoriamente.

Ora a mobilização foi tão boa assim a ponto de fazer a prefeitura voltar atrás da decisão? NÃO! Definitivamente, não!

O fato é que a popularidade do prefeito anda em baixa, ele precisa melhorar sua imagem diante da sociedade juizforana que está insatisfeita com sua administração. Muitos considerando a pior dos últimos 20 anos.

Então o que é melhor fazer? Alguma ação populista,  fazer-se de prefeito que escuta o povo. Atende a vontade do povo.

Essa não foi e nem será a primeira mobilização popular. Então pergunto: Por que o prefeito não ouviu os professores municiais que foram bater em sua porta? Os populares que foram atrás dele com medo da violência? Os médicos municipais (inclusive esses sequer foram comunicados da vinda dos “cubanos”). Ora então por que só se fez de bom moço com o aumento de passagem?

Quem ouve o povo ouve a todos, e não apenas em questões que tem grande notoriedade. Bruno é rato de redes sociais. Ou numa linguagem mais antiga, vassourinha de redes sociais. Ele e sua equipe não são ignorantes, muito pelo contrário. Quem ai não se lembra da época eleitoral, no qual o coordenador de campanha virtual é o atual secretário municipal de educação?

Então o prefeito sabe muitíssimo bem que aumento da passagem não é e nunca será de agrado da população, se ele fizer uma graça nessa área, ele sairá bem “na fita”.

Então, minha gente, na verdade, os manifestantes não passaram de marionetes nas mãos da atual administração municipal (não só os que possuem cargos, mas também o grupo que vem mandando e desmandando na cidade há anos). Foram usados sim para simplesmente aumentarem a popularidade da gestão.

Vale aqui destacar que não estou falando que a manifestação foi algo organizado pela própria prefeitura. NÃO! Estou falando que a prefeitura jogou com algo que SEMPRE mobiliza a cidade. Pessoas vão as ruas sim lugar contra o aumento. Então ele pegou o gancho e usou de forma sutil, e muitos caíram.

Lamentável...


p.s: Vale ressaltar que não estou desmerecendo os manifestantes, ou a manifestação, apenas que a prefeitura usou e muito bem usado essa situação, por conhecimento de causa. Foram sim populistas, e utilizaram algo legítimo para isto.

p.s 2: Revogar um aumento é fácil, quero ver  baixar o valor da passagem, que já cansaram d  fazer cáluculos e provar que é possível.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lilian qual partido a Sra apoia?

Unknown disse...

Nenhum!!!