Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de março de 2014

REDESCOBRIR-SE



Precisamos apenas de nós mesmos para nos redescobrirmos.

Redescobrir-se é uma arte. Não adianta buscarmos em outra pessoa ou lugar nossa sintonia, nossa verdade, a qual, muitas, vezes chamamos de equilíbrio pessoal.

Redescobrir-se é voltar para si mesmo, de forma a preservar tudo que é positivo em si e encontrar vulnerabilidades que precisam ser revistas, reorganizadas na vida, redefinindo-as para que se tornem positivas. Isto culmina em crescimento pessoal.

Trata-se de um trabalho silencioso, individual. Por isto,  não é preciso receio sobre o que irão pensar de você. Pessoas e lugares apenas podem  mostrar o caminho, apontar de forma indireta o que está em desacordo em nós.

Assim não devemos esperar que outra pessoa  nos dê uma lista de defeitos, problemas, dificuldades que temos. Geralmente, isso nos é mostrado a partir de vivência, da experiência compartilhada.

Também, não se pode confundir com o que é dito em discussões (bate bocas). Quando acontece um desentendimento, o que é dito  pelas pessoas,  sintetiza  em grande parte as dificuldade de enfrentamento dela mesma. Ou seja,  geralmente não aponta um desacordo do outro, mas de si mesma.

As diferenças de gosto, opiniões, também, não podem ser entendidas como  desequilíbrio pessoal,  as pessoas são diferentes, por isso pensam diferente, observam as coisas de forma diferente, vivem de forma diferente.

Para finalizar é preciso lembrar que se redescobrir tem de ser obrigatoriamente para melhor, só crescemos assim. Por isto,  engana-se quem pensa que se redescobre caindo em outro desacordo... só adia o momento de viver em plenitude com si mesmo.

Redescobrir-se é sim um exercício diário. Certamente não é possível acertar sempre. Os erros fazem parte do aprendizado, sem sombra de dúvida. Porém é possível evitar erros grotescos, erros  evidentes. Como magoar pessoas;  evitar  suprir uma frustração, uma dificuldade com vícios; não interferindo na redescoberta do outro.


Basta apenas, como já dito, estar  determinado a se redescobrir, a se reescrever.

Nenhum comentário: