Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

As dúvidas políticas (eiras) de Juiz de Fora – Equipe Bruno




Uma pessoa me perguntou hoje pela manhã como se faz análise de mídias digitais. Confesso que não soube e nem sei explicar. Por mais que falem que exista curso e roteiros para tal, nada disso me convence.

De nada adianta você dominar os instrumentos como Google Analitycs , ou ter programinhas que rastreiam imagens e palavras se não sabem  como e quando utilizar essas informações.
Muitas pessoas utilizam o meio digital para propagar boatos, informações, reações, ataques. Umas de formas inteligentes outras nem tanto, ai que  o bom senso, a astúcia e prática de um analista de mídia digital (principalmente rede social) sobressai a qualquer programa.

Também pensar de forma pontual é perder tempo, por isso, um bom faro as vezes é imprescindível, ou pelo menos uma excelente memória. Saber ler também é primordial. Leitura dinâmica não cabe nessa história.

Vejamos um exemplo prático, sem uso de nenhuma técnica ou programinha de rastreio de nada.

Utilizando meu temo em leitura diversas de rede social hoje,  me deparei com um texto que falava sobre a possibilidade de um então candidato eleito não tomar posse. O texto se desenvolveu e culminou em outros  temas anexos:  corrupção no transporte coletivo urbano; vereador não eleito com chances de assumir uma cadeira na câmara, intenções individuais diante de um partido, e  convites para compor equipe da próxima gestão.

Por ai lembro a petição pública para fim das verbas extras na CMJF, divulgada e entregue  mesmo com “irregularidades” já ditas e mostradas aqui no blog), organizada por um amigo (intimo?) ou assessor de um vereador não eleito que não poderia cair no esquecimento... e com chances ou de entrar para assumir uma cadeira no legislativo, ou para compor equipe Bruno, o mesmo vereador que não saiu de plenário por ocasião do anuncio (dentro da própria CMJF) do vice prefeito na chapa do PT. Vereadores saem de plenária por qualquer motivo, não comparece por qualquer motivo,  mas se recusaram a ir neste evento por que? Lembro ainda de um dos 35 dissidentes dizendo sobre pessoas “grandes” de dentro do partido que só não assinaram para não se complicarem...

Sobre o “homem da maleta”, não sei porque lembro do caso de um ex prefeito que ganharia  alguns centavos por aumento de passagens de transporte urbano na cidade.

Com relação ás intenções individuais  só demonstra que o PSDB não é o único partido rachado. Ainda bem que chama-se partido e estamos numa democracia.

Castelar desde novembro vem esboçando essa vontade dele em lançar-se prefeito da cidade num tom egoísta e autoritário, como se o partido tivesse que girar em torno dele, por ter sido o mais votado, por ter vindo de movimento popular. As coisas não são bem assim, e suas iniciativas são bem apagadinhas em detrimento aos demais colegas de bancadas (sejamos realistas). Pode ter ideologia, mas é individualista e oportunista, infelizmente. (http://www.tribunademinas.com.br/politica/pt-quer-margarida-na-disputa-pela-prefeitura-em-2012-1.1005465)

Só que o texto não para por ai e acaba em grande estilo, já citando um nome, talvez a primeira pessoa que não conseguiu segurar a língua dentro da boca e já espalha por ai um convite feito a ela para  assumir um cargo (carguinho) na próxima gestão. Trata-se de Cosme Nogueira, presidente do SINSERPU, que já esteve no Demlurb.

Aqui me recordo que das três vezes que estive no comitê central de campanha do Bruno (na inauguração do mesmo, e em duas reuniões abertas á sociedade) encontrei com esta pessoa, e pelas fotos da campanha pude ver que o mesmo esteve presente durante toda a campanha ao lado de Bruno.

Seria o convite fruto real de competência ou uma mera troca de favor, já que o mesmo é presidente do SINSERU, e   declarou voto ao candidato?  Mas meu torcer nariz por esse nome não se restringe a isto não... no inicio deste ano Cosme esteve envolvido numa polêmica sobre irregularidades nas eleições  do sindicato (SINSERPU), onde ele usou o impresso oficial, pago pelo próprio sindicato, para emitir uma nota em favorecimento de sua chapa (CHAPA 1) para atacar a chapa 3 (da CUT), e distribuído na CONSOCIAL.

 Algo que tenho registrado aqui:

Algo que numa linguagem popular  dizemos que ele usou a máquina do sindicato para beneficio próprio (e ganhou!!!)

È essa equipe que teremos? Esse era meu medo de votar em Bruno, dito inclusive, à equipe do mesmo, a escolha da equipe, e vejo que eu não estava de todo errada não... Tomara que Bruno volte atrás, assim como na escolha do Luiz Carlos como secretário de alguma coisa... indo até jantar na casa do mesmo conforme já circula nos bastidores... (aquele vereador que mentiu, lembram-se?)

Bom, é mais ou menos assim que as coisas funcionam sem programa algum, apenas pela memória e pesquisas, basta ler e inquietar-se com algo.


_____________________

Nenhum comentário: