Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 4 de novembro de 2012

Oportunismo de ocasião ou pós eleitoral...


Acabaram-se os discursos inflamados de campanhas eleitorais, e entra em cena os discursos oportunistas de ocasião, que em muito é  confundido com marketing pós eleitoral.

O marketing eleitoral não é errado, ilegal e tão pouco imoral, orem não deve ser confundido por oportunismos, o qual está pipocando na rede com boatos, campanhas  éticas, etc.

Aparecem aqueles ex-cabos eleitorais, ainda em ritmo de campanha, fazendo uma espécie de marketing para algumas figuras, por estarem em bastidores quase nunca são associadas a figuras políticas (que tiveram ou têm cargo público como vereador, deputado, secretários, etc). Ou ainda aqueles que para aparecerem pegam carona na onda dos outros.

Isso não é marketing é oportunismo. Não precisa ter curso algum, ser nenhum especialista para saber.

O caso mais emblemático são os implantadores de  boatos. Pescam um tema, e vendem um simples lambari como a mais alta iguaria do mar. Isso tem ocorrido aos montes sobre o futuro secretariado da administração municipal.  

Ora qual o interesse desses boatos? Apenas já deixar  a população em  estado de defesa para qualquer nome, nenhum servirá, porque a maioria já critica qualquer especulação de nomes. A opinião pública já na defesa ou numa certa oposição não é boa. Veja o resultado da campanha de reeleição de Custódio Mattos. Por mais que ele apresentasse grandes “feitos”, isso não iludiu a população, e tão pouco a convenceu de que foi feito. Pois pinçaram um ou dois temas e bombardearam bem antes dele poder se defender.

Confiança é algo preciosos e quando se rompe não tem muito como resgatar o que foi perdido.

Porém os oportunistas não pararam por ai. Agora a moda é “fim das regalias do legislativo”. Um vereador reeleito está surfando nessa onda desde a ocasião do aumento de salário dos vereadores. Uma turma de pessoas  decidiram refazer uma petição on line pedindo fim das regalias para a próxima administração. A petição tem o intuito de pressionar o atual legislativo a votarem a favor do fim das tais regalias para o próximo mandato.



mobilização virtual
Em janeiro essa discussão se acirrou, inclusive com mobilização em frente a Câmara de Juiz de Fora (http://www.acessa.com/cidade/arquivo/noticias/2012/01/12-grupo-reivindica-mais-transparencia-na-camara-municipal-em-rede-social/). Na ocasião as discussões nas redes sociais e imprensa  já desmentiam o vereador Noraldino, o qual está espalhando que o projeto é de autoria dele, o que não é... Ele assinou para resgatar esse projeto que tem como autor o vereador Wanderson Castelar  no INICIO da legislatura em 2009. O que pode ser verificado no site da CMJF. Não disponibilizo o link agora porque quando fui buscá-lo percebi que o site estava fora do ar. 


LINK DA PETIÇÃO ON LINE CRIADO EM JANEIRO PELO FIM DAS VERBAS EXTRAS E OUTROS: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=cmjfte




Porém pelo vídeo da TV Alterosa disponibilizado neste link http://www.dzai.com.br/jajf/video/playvideo?tv_vid_id=153565 também é possível comprovar os fatos pelas falas dos colegas do respectivo vereador. 

O interessante disso é que algumas pessoas que se mobilizam agora em prol do fim das regalias, deixaram o assunto “morrer” esse tempo todo. E decidiram reiniciar do zero a mobilização E exterminando assuntos que na época vieram a tona como polêmicos: tais como não comunicado com antecedência da agenda de discussões da câmara (quando ficamos sabendo de alguns assuntos já foram votados como o caso do aumento dos salários de vereadores, secretários prefeito e vice), não divulgação de como foi a votação (como os vereadores votaram), além dos horários não favoráveis a muitos sobre sessões na CMJF.

Pinçar um tema esquecendo-se que ele já estava acontecendo há quase um ano é  para se repensar, ainda mais quando pessoas  envolvidas diretamente hoje,  estiveram  no passado também envolvidas, não só assinando petições, ou mesmo chegando atrasadas nas manifestações na CMJF. E uma outra parcela nem sequer se envolveram.

Bem é um caso a se pensar por que dos atrasos nas mobilizações, por que esquecer um movimento já  criado e iniciar outro do zero... É um bom caso para se relacionar nomes e objetivos via Google...

O que podemos perceber de inicio são nomes que se interligam de alguma forma, principalmente entre figuras não reeleitas e que podem ser promessas de grande nome partidário.

Temos que tomar cuidado para que uma boa intenção também não seja confundida com oportunismo. Pode ser apenas achismo meu esse oportunismo pós eleitoral. Porém  pedir apenas livremente o fim das verbas extras não cabe, sem uma efetiva transparência por parte do órgão. alguns legisladores votaram contra o aumento, mas receberá o aumento de muito bom grado, não? Enquanto professores consegue sobreviver até com menos de Mil Reais mensais. Será mesmo necessário 15 mil para sobreviver em Juiz de Fora? Além disso o fim das verbas extras  tão aclamado atualmente não atrela nenhuma outra reivindicação, nem mesmo o que será feito com esse "dinheiro não gasto"? Seria bem sério e até relevante começar do zero essa manifestação  se atrelado à pressão do fim das verbas extras tivesse outras  pautas, como por exemplo, e principalmente como e onde empregar esse dinheiro, ou seja,  votarem sim pelo fim das regalias, mas atrelar essa futura "economia" em algo diretamente ligada a benefícios para a população da cidade,e  não deixar para  o executivo decidir como e onde deve empregar o dinheiro.

Há de se pensar e lembrar que a Internet tem memória e descobrimos facilmente os oportunistas. 


Nenhum comentário: