Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Som alto nas ruas


Som alto nas ruas

As reclamações e problemas com relação ao som alto nas ruas, quer seja em carros ou em estabelecimentos parece infindáveis e sem soluções. São carros com som estridente, britadeiras, bares com  máquinas de música, dentre outros.

A lei do silêncio não é respeitada, e a municipal de Juiz de Fora sobre limite de decibéis durante o dia muito menos. E  quem recorrer quando temos intercorrências com som alto nas ruas, que nos impede de concentrar em trabalho, escolas, garantir o sono de recém nascidos, de gestantes, idosos,  ou simplesmente ouvir um rádio, uma boa música, acaba ´por irritar-se ainda mais pela falta de atenção, atendimento ou órgão competente para tal.

É jocoso termos  leis para impor respeito ao próximo, mas se assim se faz necessário que se faça fiscalização e  fazer valer as leis, os órgãos competentes atendam a população com um mínimo educação, e tenham  condições de  orientar, se não forem capazes ou tiverem condições de ajudar, orientar no sentido do que fazer, qual órgão procurar, ou até mesmo, eles entrarem em contato com a polícia militar, já que a desculpa desta muitas vezes recai na venha desculpa de “trote”.

Pessoas já morreram, por conta do problema e quantas outras podem vir a ficar prejudicadas  devido ao mesmo fato. Vale aqui lembrar que o sono é importante para manutenção da vida, é recomendável o descanso, e a falta dele pode gerar estafa, estresses, dentre tantos outros problemas. 

Nesse patamar vale então solicitar aos responsáveis pela lei (autor e quem a aprovou) que dê um feedback positivo à população, para que possamos ter tranquilidade, segurança e além de tudo credibilidade em nossos representantes.  Caso contrário,   perceberemos que as elaborações de leis, sem cumprir a mesma, só servem para   fingir que se faz algo, um engodo, dai que decorre a descredibilidade em nossos governantes, que além de não favorecerem o controle social em suas atividades, não nos dão garantia das mesmas.

Abaixo transcrevo  situação na qual foi e está sendo discutida no grupo JUIZ DE FORA no Facebook https://www.facebook.com/groups/220397667996131/


SOM ALTO NOS CARROS?

Semana passada pudemos acompanhamos a morte brutal de um jovem que foi assassinado por solicitar a uma pessoa que diminuísse o volume do som de um carro.

Li no facebook, algumas pessoas questionando a postura do rapaz em ir pessoalmente reclamar sobre o som, porque não acionou o 190 ou os telefones que a prefeitura disponibiliza para resolver tal problema, muito bem especi
ficado na lei 12 455 sancionada em 21 de dezembro de 2011.

Ora, uma lei tão recente, e já não sendo cumprida. E nem adianta vir com a desculpa que estão ainda em aperfeiçoamento, engatinhando, etc. MUitos dos atuais políticos em exercício já são velhos de guerra e sabem que uma lei tem que ja começar sendo eficaz, senão é só mais um engodo.

Pois é hoje curiosamente uma pessoa teve esse problema de som alto em determinada rua, acionou o número 8802-5044 ( indicado pela PJF) indicado para esse tipo de reclamação. a atendente de forma extremamente grosseira não atendeu à solicitação, e nem quis dar o nome.

Eu então liguei e perguntei quem estava falando... a pessoa me perguntou com quem gostaria de falar, eu novamente perguntei com quem estava falando, haja vista que não atenderam ao celular com alguma informação tipo ( boa noite serviço tal), mas como se fosse um telefone particular com um simples "alô". Em seguida desligou o telefone, eu insisti mais duas vezes, atendiam e desligavam. Na quarta vez atendeu com um alô, então perguntei se era o telefone que se fazia reclamação por som alto em carros e estabelecimentos, respondeu que sim, mas que só atendiam a denuncias de sexta a domingo, após as 20 horas. então perguntei a quem reclamar ela disse que não sabia. O nome da atendente era GRACIELE. Então questionei porque ela desligou o telefone na minha cara a primeira vez, ela disse que dizia alo e ninguém respordia? como não? se ela me perguntou com quem eu desejava falar?

Então voltei na perguntar como poderia resolver o caso, a quem procurar, ela respondeu que não sabia que não era com eles, e mesmo que fosse precisavam de acompanhamento da PM... e desligou. 

Liguei para o segundo número encontrado na internet no site acessa.com 36907507 ... ninguém atendeu, só funcionam em horário comercial.

190? respondeu que não é da competência deles resolver tal caso. que eu me dirigisse ao dono do carro e solicitasse abaixar o volume.

Talvez agora podemos entender porque o jovem rapaz foi pessoalmente tentar resolver o problema de som alto, e pagou com a própria vida.

É lamentável que se façam leis e mais leis, e as mesmas não sejam cumpridas.

ai pergunto as nossos vereadores o que fazemos nesses casos, pois são situações frequentes?
Parte superior do formulário
Curtir ·  · Seguir (desfazer) publicação · terça às 19:54
·          
·         Filipe Mostaro, Juliana Pereira, Vitor Resende e outras 6 pessoas curtiram isso.
·          
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/368835_100001384638384_955739675_q.jpg
José Guedes Bom. Vou publicar. Veja.
terça às 20:37 · Curtir
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/49535_100001581315882_7263_q.jpg
Davi Oliveira ‎*Eu sou de JF e moro atualmente no Recife.*
*Me filho foi assaltado no último sábado dia 11/02/2012, na varanda da
minha casa. Eu consegui identificar o ladrão e achei onde ele mora (numa
das favelas mais perigosas do nordeste).*
*Liguei para o 190 e eles nem me atenderam direito. Falei só que meu filho havia sido assaltado e que eu tinha identificado o ladrão. A atendente me
deu um número de B.O. e bateu o telefone na minha cara.*
*Eu fui na favela e peguei o ladrão.*
*A polícia de todos os lugares só está servindo para enfeitar rua.*
*Estamos abandonados pelos políticos e pela polícia. Agora, mata um ladrão desses e você vai ver um monte de carros de polícia na sua porta para te
levar pra cadeia.*
*
*
*Lamentável!*
*Um abraço,
Davi*

Em 14 de fevereiro de 2012 18:54, Lilian Gonçalves <
terça às 21:37 via  · Curtir (desfazer) · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 2
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/48821_100001374107737_3701383_q.jpg
Sidnilson Ferreira Ferreira valeu lilian,toda manifestaçao e valida mas tel.de fiscalizaçao e conversa fiada,,,
há 22 horas · Curtir (desfazer) · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 1
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/157265_100001662009100_235836397_q.jpg
Grazielle Soares é revoltante enquanto os administradores públicos ganham rios de dinheiro para não fazerem nada direito quem deveria proteger a população não ganha quase nada, me diz qual é o sentido em arriscar suas vidas por tão pouco?
há 22 horas · Curtir · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 1
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/161406_100003442898911_1920248065_q.jpg
Ricardo Bedendo Os moradores das proximidades do estádio estão sofrendo com a baderna aos sábados no Sesi Minas, com carros com sons no último volume, além de um show sertanejo com som que entra madrugada se propagando pelas imediações...um absurdo, que pede por fiscalização...ficamos mesmo intimidados em cobrar pessoalmente alguma providência...pagamos impostos e é dever da prefeitura coibir esses abusos...lamentável o fato no Poço Rico...
há 22 horas · Curtir (desfazer) · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 2
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/371670_100001038529655_1452395704_q.jpg
Diego Ferro Já que o Davi tocou no assunto, e não querendo desconversar, mas sim expor uma situação que tem ocorrido, ontem mesmo eu presenciei uma situação parecida. Um estabelecimento próximo à minha residência foi assaltado por um viciado em crack que fica nas redondezas, os comerciantes foram atrás do rapaz, seguraram ele, ligaram para o 190 e foram informados que a polícia não viria ao local. Eles (os proprietários) é que deveriam ir à delegacia registrar a ocorrência, acompanhados das testemunhas. Eu não entendi nada. Mas como assim? Quer dizer que se um marginal entra em minha casa, ou eu mato o danado ou deixo que ele saia carregando minhas coisas, as comercialize, utilize o dinheiro em drogas e aí, talvez, a polícia consiga investigar a situação?. Fiquei pasmo com o ocorrido.
há 22 horas · Curtir · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 1
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/173100_100001176705398_2047064715_q.jpg
Lilian Gonçalves Diego realmente isso acopntece emsmo e nao é mentira.... eles pedem para procurar o posto mais proximo, ja tive ameaça qdo morava em outro bairro de gangue do jardim natal liguei ao 190 e pediram que eu fosse ate o local... COMO se eles estavam cercando a rua, que nem era no jd natal, mas nas proximidades, e o motivo muito torpe, p]foi a gangue tomar as dores de um primo meu para verdades que falei a ele.
há 21 horas · Curtir · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 1
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/157729_1626542249_1091144360_q.jpg
Monique Magalhães Melo Hoje pela manhã telefonei para o 3690-7507 e falei com Altair, que por sinal foi muito educado. O mesmo tentou se desculpar pela grosseria da colega ontem, dizendo que estão envolvidos com o carnaval, que culpa eu tenho se estão envolvidos com carnaval? O mesmo me informou que só tem UMA equipe para fazer a ronda, e que não esperavam que a demanda fosse tão grande, fala sério hein??? Mais uma lei criada para não sair do papel, percebe-se que não há planejamento nessa PJF, só vão aprovando leis e mais leis....... José Sóter Figueirôa pode nos ajudar???
há 21 horas · Curtir · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 3
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/157265_100001662009100_235836397_q.jpg
Grazielle Soares Se eles não esperavam tantas demandas ou são surdos ou retardadoss
há 20 horas · Curtir · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 4
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/371670_100001038529655_1452395704_q.jpg
Diego Ferro kkkkkkkkkkkkkkk.. pala do comentário da Grazielle.... kkkkkkkkkkkkkkkk
há 19 horas · Curtir · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 1
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/202899_100002251758509_485614_q.jpg
Vitor Resende Realmente está tudo muito desagradável nessa cidade ultimamente. Tô pra conhecer uma administração mais catastrófica.
há 19 horas · Curtir · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 5
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/372039_100001141361990_873921300_q.jpg
Adriane B M Silva LIGUEI 20 ( VIN-TE!!) VEZES NA ÚLTIMA FAMIGERADA QUINTA FEIRA p/ o CELULAR DA CLARO disponibilizado como número p/ ligarmos p/ reclamar do barulho após 18hs, e NÃO fui sequer atendida... VAMOS FAZER MAIS testes?? LIGUEM TODOS!! qdo ouvirem bares ou outro com barulho alto.. .e venham aqui neste post relatar como foi!!! ;)
há 11 horas · Curtir
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/173100_100001176705398_2047064715_q.jpg
Lilian Gonçalves ÚNICA RESPOSTA RECEBIDA:
há 10 horas · Curtir
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/173100_100001176705398_2047064715_q.jpg
Lilian Gonçalves POR EMAIL: Lilian,

Acredito que isto seja um problema crônico da administração pública brasileira, por conta do patrimonialismo, herança do nosso colonialismo, e da relação clientelista entre Estado e Sociedade Civil - o velho "jeitinho brasileiro". Em decorrência disso, existem leis que "pegam" e leis que "não pegam". Às vezes acho que existem leis demais no nosso país. Bastariam que elas fossem cumpridas, somente. Penso que nesse caso o caminho, talvez a ser adotado seja o de acionar o Ministério Público, o fiscalizador do cumprimento das leis, para que responsabilizasse os órgãos competentes para prestar o serviço (Fiscais de Postura, Agentes de Trânsito, Polícia Militar) no tempo necessário, e assim não o fazendo responderia pelas consequências de sua omissão. 
Abraços,

Figueirôa
----- Original Message -----
há 10 horas · Curtir
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/173100_100001176705398_2047064715_q.jpg
há 9 horas · Curtir
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/157729_1626542249_1091144360_q.jpg
Monique Magalhães Melo ‎Adriane B M Silva vc tem outro número diferente do que tenho??
há ± 1 hora · Curtir
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash2/370376_100000502212802_2122612204_q.jpg
Kátia Ribeiro Minha cara Lilian Gonçalves, vou te contar a respeito da minha experiência com som alto. Há uns dias atrás, por volta das 2:00 da madrugada comecei a ouvir o som de uma britadeira na porta da minha casa (Moro na rua Rei Alberto, Centro) seguido do som de bate-estaca (este último ecoava). Fui até a janela e percebi que o barulho era das obras da prefeitura na Avenida Rio Branco. Telefonei para a polícia e perguntei: MOCINHA, A PREFEITURA ESTÁ ISENTA DE SANÇÕES REFERENTES AOS BARULHOS NO HORÁRIO DE SILÊNCIO? A pobre mocinha sequer sabia o que me responder. Como estou no 8º mês de gravidez não me arrisquei a fazer o mesmo que o rapaz fez e ir lá pessoalmente para fazer algo em prol do meu sono e das demais famílias que moram em minha rua. O jeito foi me deitar e ficar até as 4:40 da madrugada ouvindo bate-estacas e britadeiras. Vejamos: Se a prefeitura não respeita os moradores da cidade que exemplo teremos? O que eu quero realmente saber é: QUANDO VOU PODER DORMIR? Meu filho nasce dentro de 6 dias. O QUE EU FAÇO PARA FAZÊ-LO DORMIR SE EU SEI QUE DEPOIS DE ALGUMAS HORAS TENTANDO FAZER MEU FILHO DORMIR ELE SERÁ ACORDADO COM BARULHO DE BRITADEIRAS E BATE-ESTACAS? AS leis têm que ser cumpridas não é só pelos cidadãos... elas têm que ser cumpridas, principalmente por quem tem que dar exemplo. PREFEITURA DANDO EXEMPLO?????? faça-me rir!!!!!!!!!!!!!!!!
há ± 1 hora · Curtir · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 1
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/202899_100002251758509_485614_q.jpg
Vitor Resende Ontem quis ligar pq tinha um som alto num carro aqui embaixo de casa. Mas me lembrei do post e desisti.
há 22 minutos · Curtir (desfazer) · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 1
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/157729_1626542249_1091144360_q.jpg
Monique Magalhães Melo Não sei mais o que fazer....... quando não é o som do carro, é uma máquina de música em buteco. Minha filha está com 1 mês e não consegue dormir com esse barulho.
há 16 minutos · Curtir
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/173100_100001176705398_2047064715_q.jpg
Lilian Gonçalves vamos ja resolver isso querem ver? retorno depois...
há 15 minutos · Curtir · https://s-static.ak.facebook.com/rsrc.php/v1/yw/r/drP8vlvSl_8.gif 1
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/274732_100001067656740_1538254033_q.jpg
Vera Ciuffo Bom, com referência ao numero 8802-5044 , tive uma experiência positiva, porque acionei esse numero em função de uma carro extremamento barulhento, na frent de minha casa, e foram autuados.Mas, em relação ao barulho do salão de festas que fica em frente a minha casa, e promove bailinhos funck, disfarçados em festinhas de aniversario, nem bola nos dão.A policia leva séculos para aparecer, e quando aparecem , provocam a diminuição temporaria do som, quando o carro da Pm vai embora recomeça o barulho.Além de todos os outros fatores, tais como:sujeira, camisinhas usadas nos paasseios e garrafas espalhadas na rua.Mas, o tal carro de som, quando liguei para o 8802-5044 , milagrosamente, funcionou!
há 13 minutos · Curtir
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/157729_1626542249_1091144360_q.jpg
Monique Magalhães Melo Foi final de semana Vera Ciuffo??
há 12 minutos · Curtir
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/274732_100001067656740_1538254033_q.jpg
Vera Ciuffo Sim, foi num sábado.
há 9 minutos · Curtir
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/274732_100001067656740_1538254033_q.jpg
Vera Ciuffo Eu ate postei aqui no grupo o milagre!
há 9 minutos · Curtir
o    https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc4/48801_100003083895566_920984596_q.jpg
Az Bedore Juiz de fora neste ponto é mesmo uma piada... A teoria governamental aqui não funciona em nenhum aspecto (a não ser o de auto-aprovar os proprios salarios ou de promover serviços externos para parentes s/licitações-reais)
há 7 minutos · Curtir
Parte inferior do formulário

Um comentário:

Fat Biker XC disse...

Vergonhoso, liguei para o tal celular agora para resolver problema de som alto de vizinho na minha rua e sequer fui atendido...