Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Por uma Câmara de Juiz de Fora mais transparente e ética


DIA 12/01/2012  CONCENTRAÇÃO A PARTIR DAS 17 HORAS EM FRENTE A CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA



Diante da última votação do aumento do salário de vereadores, prefeito, vice prefeito e secretários municipais de Juiz de Fora, ocorrida em 09 de dezembro de 2011, sem o conhecimento prévio da mesma pela população, sendo que esta só ficou sabendo depois de aprovado o reajuste para 2013 pela imprensa, viemos convocar toda a população para participar de um ato público doía 12 de janeiro, em frente a Câmara Municipal de Juiz de Fora as 17:00 horas para reivindicarmos mais transparência e ampliação dos debates do legislativo com a população.

A Câmara coloca sempre em foco sua transparência, mas o que observamos são ações sendo realizadas e somente depois comunicadas à população, a qual os vereadores representam. As informações contidas no site são expostas somente após debate e expediente, somente as audiências públicas são comunicadas previamente. Algumas decisões, como foi o caso da aprovação do reajuste salarial do executivo e legislativo, não são nem postadas no site. Assim como as votações realizadas, só sabemos qual vereador votou contra ou a favor pela imprensa (quando divulga).

ainda podemos citar a irrelevância de alguns projetos de lei, a a provação de outros tantos que simplesmente reproduzem leis já existentes na esfera Estadual e Federal, enquanto vários outros problemas da cidade ficam sem um debate ou qualquer projeto de intervenção e resolução.

Sendo assim, convidamos a todos a participar dessa luta, com cartazes, panfletos, seja o que for para exigir maior transparência nos atos do legislativo.


OBS: precisamos de toda a ajuda para som, cartazes, panfletos, faixas, etc.


É UM MOVIMENTO APARTIDÁRIO,  NÃO SE TRATA DE NADA ORGANIZADO POR PARTIDOS POLÍTICOS OU  SINDICATOS... É O POVO PELO POVO. MAS A PARTICIPAÇÃO DE PARTIDOS E SINDICATOS NÃO É PROIBIDA, NEM MESMO COM BANDEIRA, BONÉS, BOTTONS, CAMISA, ETC.

______________

Manifesto que será iniciado no movimento

Nós abaixo assinados, cidadãos de Juiz de Fora, viemos por meio deste instrumento reivindicar mais transparência e  ética na Câmara Municipal de Juiz de Fora, para isso  acreditamos que seja necessário que:


Ø  - A pauta e agenda de cada reunião, votação, audiência pública e demais expedientes decisórios da CMJF seja  divulgado previamente no site e na imprensa local, favorecendo assim  o debate junto com a população;
Ø-   As notícias do expediente diário sejam postadas contendo a data na postagem (não só no índice lateral), e especificando o voto, intervenções de cada vereador, pois só assim conseguimos  acompanhar o mandato de cada um;
Ø-   Fim das verbas extras, principalmente das reuniões extraordinárias, conforme  proposto em 2008 e  resgatado possibilidade em dezembro de 2011 por ocasião do reajuste salarial para 2013 do legislativo e  executivo;
Ø -  Mudança do HORÁRIO das audiências públicas, para dias de semana após as 18 horas, ou aos sábados,  favorecendo a máxima participação de trabalhadores;


( Os itens acima ainda podem ser  modificados ou acrescentado mais, podem colocar as propostas que encaminho à organização, nos comentários)

5 comentários:

Anônimo disse...

Fui lá, às 17:15h. Tinha 2 guardinhas municipais, funcionários junto ao portão da garagem e assessores nas janelas do segundo andar esperando pela massa, que não foi ao protesto…

Marca reunião em outro dia e local, há de se debater e de se organizar

Unknown disse...

As 17:15 ESTÁVAMOS EM FRENTE A CÂMARA, POUCAS PESSOAS. inclusive com Isauro Calais, rodrigo Mattos, na janela do plenário, não estavam esperando pela massa.. pois estavam em REUNIÃO. a reportagem sai no site acessa: http://www.acessa.com/cidade/arquivo/noticias/2012/01/12-grupo-reivindica-mais-transparencia-na-camara-municipal-em-rede-social/#.TxAyowZC6Zk.facebook


Os realmente interessados foram ao protesto, marcaram presença, panfletaram, inclusive entrega na reunião do plenário o panfleto, dando a cara a tapa e o nome... Não se escondendo atrás de perfis e grupos vrituais.

Unknown disse...

ahh esqueci de falar reuniões acontecem, basta acompanhar o grupo no facebook.

Anônimo disse...

no facebook, onde exatamente???

Unknown disse...

https://www.facebook.com/groups/220397667996131/