Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CONSOCIAL JUIZ DE FORA


Como falar de  transparência em um evento, se os meios utilizados para a organização foram opacos? A translucidez  impedida por interesses  eleitoreiros cria uma nuvem de fumaça que impede que a transparência na organização de um evento seja  percebida.

Aos olhos de muitos, isso é o que menos importa, afinal o evento se realizará! Mas se não temos transparência podemos falar dela?  É como uma mulher que nunca teve filho por parto normal, falar das dores do parto...

Não comemoro um evento sobre transparência e controle social sem que, na ORGANIZAÇÃO, possua esses elementos. E não adianta berrar esbravejar, denunciar...  a política brasileira,  é um emaranhado  de jogos de interesses que quem ousar mexer nesse ninho, ou deve se render ao mesmo (para uns se corrompendo, indo contra os próprios princípios), ou sai contrariado, muitas vezes estigmatizado desqualificado.

Mas enfim a vida é esta.

No entanto, embora a mesmice e repetição de erros aconteça, não poderia deixar de vir aqui anunciar, que a divulgação da CONSOCIAL DE JUIZ DE FORA  finalmente saiu. Já está na mídia imprensa, em redes sociais, em blogs, etc.

Mas alguns erros, manipulações, ou seja lá o nome que queiram dá ainda continuam: 

1) Denunciei que a comissão organizadora não tinha todos os integrantes... no dia 25 quando a divulgação começou a ser feita, apareceram as demais entidades:

UNIJUF: que se reuniu no último dia 20 e o tema NÃO FOI ABORDADO, nem sequer como aviso, convite etc. Sendo que se a convocação foi feita dia 13 conforme a esfera nacional doe vento anunciou, porque uma entidade que representa BAIRROS não vai comunicar a quem representa do evento? E ainda como foi escolhido o representante? 

COMITÊ CENTRAL DA CIDADANIA: quem participa desse comitê? Como foi escolhida essa pessoa? 

Fórum Benjamin Colucci: ora quem participa? O conselho do fórum se reuniu em tempo hábil e  indicou uma pessoa? Sim porque responder por todo um fórum tem de ser  de comum acordo. E PARTICULARMENTE, acho bastante estranho isso ter acontecido, em janeiro, mês de muitas férias, etc. E qualquer decisão da justiça demora tempos... Bem pelo menos nas informações ali do primeiro andar NINGUÉM soube me dar informações a respeito.

COMSEA – Conselho Municipal de segurança alimentar e Nutricional: bom esse conselho é desconhecido de muito, embora importantíssimo, é bem menos atuante na cidade que o da saúde. Se tivesse tido uma divulgação da intenção de se convocar e organizar tal  evento, ele poderia até ter esboçado vontade. Mas não aconteceu, então nessa situação fica EVIDENTE que foram atrás de pessoas lá, por conhecimento, coleguismo, militância, etc. e eles aceitaram.. Mas será que se reuniram e escolheram o representante? Ou foi mais um QI?

Blog Vinnicius de Moraes. Sim forma opinião sem dúvida. Mas daí a ser considerado sociedade civil? Lembro que nos requisitos de convocação a sociedade civil deveria estar quite com suas obrigações fiscais, etc.. blog de servidor gratuito tem ao menos CNPJ? Então ai considera-se pessoa física, forma Dora de opinião.

PJF:  uma das criticas feitas pela comissão aqui neste blog, e no facebook, foi que o poder executivo não convocou, fato realmente lamentável. Porém  necessitaria alguém do poder público ( não discriminado em regimento) na organização. SERÁ QUE A PJF IRIA  INDICAR ALGUÉM, ou  será que é mais um chegado? Que se ofereceu, está lá em nome da prefeitura, e tudo bem!

CMJF: segundo o organizador  eles enviaram UM OFÍCIO AO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO comunicado sobre. Ele não sabe como se dá os tramites dentro da câmara para  o desenrolar dos fatos. 

Ora a convocação foi feita dia 13, nesse mesmo dia a CMJF está em RECESSO, só retornará dia 06 de fevereiro. Como então há representantes do legislativo ai? Sendo que na convocação pelo site nacional da CONSOCIAL só há três sindicatos?

Outra coisa interessante é que citam as entidades e não os representantes das mesmas o que seria bastante interessante. 

Um fator que me chamou atenção foi que após nossa denúncia de manipulação na organização, sempre ligando entidades á CUT, ou a determinado partido político, o centro das questões deixou de ser um sindicato principal, e passou as demais. No entanto, nas redes sociais circulam já uma charge colocando o presidente de determinado sindicato que convocou a consocial como salvador da classe dele e agora como salvador de Juiz de Fora. Ainda querem nos convencer, pessoal, que não há interesse em eleições.



A comissão organizadora ainda insiste em afirmar que há tempo para as entidades se organizarem, escolherem delegados, estudarem os temas, levar propostas... é lamentável que ainda pensem assim. Mas a verdade sempre vem a tona, o tempo é o senhor da razão. Viva Charlie Brown Jr.



P.S:  cabe aqui acrescentar que três pessoas já tentaram se inscrever juntos a dois sindicatos da organização e não conseguiram, a recepção não sabe do que se trata.



PERGUNTO: Mesmo sabendo desde setembro, orque os interessados que convocaram e estão na organização NÃO PRESSIONARAM O EXECUTIVO PARA  CONVOCAR? FICARAM NA PASSIVIDADE?

Nenhum comentário: