Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 27 de agosto de 2011

As redes sociais no cenário Político



Há dois anos tive o prazer de conhecer uma pessoa nesse louco mundo virtual, que infelizmente nossos destinos se esbarraram de forma efêmera, mas que deixou um grande ensinamento, o mesmo que fez com que perdêssemos o contato. Esta pessoa mantinha em seu perfil num programa de rede social a seguinte frase: bolinha de gude é coisa séria.


Curiosa com a frase eu perguntei o que significava, confesso que não conseguia entender. Então ele me explicou que a brincadeira de bolinha de gude consiste em você acertar com a sua bolinha a bolinha do outro e assim tomar pra si o que é do outro, e que isso na vida de uma criança é muito sério dependendo de quantas bolinhas você perde em comparação com as que ganha. Se você perde mais do que ganha, naturalmente se sente um fracassado.


Ele, então, me mostrou tal situação nas redes sociais é igual. Você se relaciona com as pessoas como um jogo de bolinha de gude, tenta tomar dela algo: atenção, carinho, amor, popularidade, reconhecimento, e até amigos. A partir daí comecei a perceber que realmente as vezes um jogo tão simples, tem em sua essência uma realidade muito mais profunda do que imaginamos.


Por que estou contanto essa história? Simplesmente porque estamos em ano pré eleitoral, e tendo sido a Internet o segundo item que mais influenciou em escolha de candidatos, acho relevante associar os temas, pois foi através das redes sociais conseguiram atingir setores mais contidos nos discursos eleitorais.


No próximo ano não será diferente, o uso da internet e, principalmente, das redes sociais será alvo da maioria, senão todos os candidatos, ai cabe a discussão da bolinha de gude, farão das redes sociais uma arena de tomar o que é do outro, de atingir o que é do outro.


E nesse jogo ganhará quem saberá melhor se articular nessas redes, e ouso dizer que não será uma articulação pontual do momento pré eleitoral, de campanha, mas que começa agora – no ano pré eleitoral.


Já é possível verificar alguns candidatos delineando suas pré-candidaturas, se aproximando de internautas ainda sem ideologia definida, e garantirão os votos destes pelo voto de afeto, pela amizade, aproximidade, atenção...


No entanto, o uso deve ser controlado, muito bem calculado, e palavras medidas, pois podem se voltar contra os próprios o que acreditam ser positivo e transparência, como já venho observando em alguns casos em todo o país.


Aos eleitores cabem observar, procurar se informar, trocar idéias, pesquisar. Isto será fundamental desde já.

Nenhum comentário: