Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A FRAQUEZA HUMANA

Quando estamos com deficiência de vitamina no corpo ficamos fracos, debilitados. Precisamos tomar complexos vitamínicos, rever nossa alimentação para reequilibrar o organismo. O mesmo acontece em casos de desnutrição, ou qualquer outra patologia que nos deixa fracos: precisamos recorrer a algo externo (medicações, chás, etc.) para mantermos o bom funcionamento do corpo humano.

No entanto, por vezes, sentimo-nos fracos diante da vida, não se trata mais de fraqueza do corpo, mas a fraqueza humana, da alma. E nesta também é importante intervir para que não haja deficiências.

Quando a fraqueza humana não é ampla, ou digamos profunda, mudanças simples de hábitos podem resolver. Meditação, prática de esportes, uma nova atividade profissional, um estudo, leituras agradáveis, etc.

No entanto, quando a fraqueza chega a um extremo, já não é mais possível buscar resoluções simplistas. Não existe mais “criar ou encontrar forças em si mesmo” para se reerguer ou recriar. É preciso a ajuda de um fator externo que pode ser personificado ou energizado.

Personificado é quando a ajuda provem de outra pessoa, que a ampara, orienta, escuta, segura na mão, caminha junto. Ou de forma energizada, que seria a ajuda espiritual, quer seja pelo próprio movimento do universo ou através da religião.

Assim é importante ressaltar que na fraqueza humana extrema não é possível a pessoa por si só ter forças para sair deste estado. Quando se estabelece o caos é impossível sair dele por si só. É como uma ferida: quando só um arranhão o organismo cria anticorpos que cicatrizam, mas se acontecer uma necrose é preciso intervenção de medicação e profissionais.

Na fraqueza humana é assim, só que nem sempre é preciso (ou pelo menos se utiliza) profissionais, as vezes a religião, a orientação ao auto controle é que servirá de alicerce para a recuperação humana, ou da alma.

Dessa forma, atente não só para as próprias fraquezas humanas, mas atente para as pessoas à sua volta, pode ser que alguém esteja precisando da sua energia, da sua ajuda para se salvar da própria fraqueza humana. E cuidado, nem sempre aquela pessoa forte, e que ajuda a todos tem condições para perceber ou ajudar no quesito FRAQUEZA HUMANA. Muitas vezes a força, e a segurança pode representar fuga, somente é possível saber pelos atos.

Nenhum comentário: