Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 18 de julho de 2010

Que nós paguemos pelos nossos erros, não pelo dos outros



Quando uma pessoa está no caos, poucos são aqueles que te apóiam, ajudam, ou pelo menos o respeitam.

Ultimamente tenho me assustado com atitudes de algumas pessoas, que precisam piorar a situação de outra para corrigir os próprios erros e falhas. Não estou falando de nada pessoal, mas da entrevista dada pela Presidente do Flamengo com relação ao ex- goleiro do respectivo clube – o Bruno.

Não entendo muito de tramites burocráticos de clubes de futebol, mas entendo de ser humano, e fazer o que ela está fazendo com um ex-funcionário, é no mínimo intrigante, para não dizer abominável.

Não estou aqui defendendo Bruno, ou o retirando dele qualquer culpa, mas falando da postura de uma empresa com relação ao ser humano. Também, não esperava apoio do clube a ele, as pessoas tendem a ser individualistas, e pensar no próprio bolso, mas penso que se não pode ajudar, apoiar, que pelo menos respeite.

O demitir por justa causa, eu até concordo, o clube não pode ficar pagando alguém que nem se sabe se irá voltar, além disso, suspeito de crime de homicídio, e a sua substituição se torna imprescindível em época de campeonato. Mas daí a cobrar nove milhões de reais por damos ( morais e de imagem) causado ao clube, é um pouco demais.

O clube não perdeu patrocínio por conta do ocorrido, o crime não envolveu o clube, pelo contrário, o clube ( conforme pessoas do mesmo já disseram publicamente) poderia ter ajudado o jogador antes do ocorrido, e se ausentou de o fazer. Ninguém deixou de ser Flamengo por causa de uma pessoa que cometeu crime e era atleta do mesmo. Os únicos prejuízos vistos (aqui de fora) são banners contendo foto do jogador, ou honorários de advogados, enquanto ele ainda estava no clube. Os demais gastos com treinamentos, preparo físico, era de direitos dele, enquanto funcionário/atleta do clube.

Assim utilizar-se de uma tragédia, um momento já conturbado para tentar beneficiar-se da situação é um pouco demais. Qualquer empresa, está passível de sofrer isso. Veja o caso da TV Globo por ocasião do assassinato de Daniela Perez, ela não exigiu do ator acusado do crime por danos.

Se assim fosse, teriam que cobrar de Love, Adriano, danos pela imagem aos seus respectivos clubes? E a época de Animal, Romário? O clube pediu algo em troca por danos de imagem ou algo parecido?

Vale lembrar que ninguém deixou de ser brasileiro porque o Brasil saiu da copa, e tão pouco a CBF pediu ressarcimento de danos à Dunga, Felipe Melo, ou quem quer que tenha sido apontado como acusado pela derrota do Brasil contra Holanda, o que rendeu a eliminação da seleção na copa do mundo. Nem mesmo comerciantes, de camisas, vuvuzelas, etc. solicitaram reparação de danos à CBF.

Casos diferentes? Sim, mas que poderia causar prejuízos muito maiores, até mesmo rescisão de contrato de patrocinador. O que não aconteceu.

Ao que me parece, a presidente está mesmo se aproveitando da situação do erro alheio, para reparar os próprios erros, talvez de omissão, dívidas, etc.

Nenhum comentário: