Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de julho de 2010

DICAS



Dizem que sou estraga prazer, outros dizem que sou louca, a quem tenha medo de mim, ou pelas verdades que falo, ou pelo que sei (como se eu soubesse muito). Porém algumas coisas eu não consigo deixar passar batido, não se trata de discussão, ou briga, mas dicas que servem a qualquer ser virtual, que não entende muito dessa tecnologia. Um ser leigo em informática, e que tenta sobreviver nessa selva de leões.

Então as dicas abaixo não são dicas para especialistas em informática, tão pouco para pessoas que entendem dessa “bagaça”, mas aqueles que se iniciaram agora, ou usam par ao necessário, mesmo o necessário exigindo simplicidade de ações.

Sendo assim, me dou o direito de escrever em linguagem simples, não técnica para que todos possam entender, se ainda assim surgirem dúvidas, meu e-mail estará ali do lado para explicar qualquer situação aqui descrita.

1°) Jamais pense que serás 100% anônimo na rede, cada site que você visita deixa lá registrado seu número de IP (uma espécie de código que te identifica na rede). Fora o IP você possui características particulares, então se freqüenta chats com várias identidades para nunca saberem que é você precisa tomar cuidados com vícios de linguagem, forma de escrever, problemas com webcam ( que possam te identificar como manchar na imagem, mesmo escura são facilmente detectáveis), cores de fonte ( letras), estilo de linguagem (ironias, sarcasmo, romantimos, etc).

2°) não pense que apenas antivírus e firewall do próprio sistema operacional te protege. Sempre existirá componentes maliciosos enviados a você, assim como sempre existirá alguém chato ao ponto de te oporturnar. Assim, é bom ter um antispy e anti keyllogger também instalado no seu computador, fazer sempre uma limpeza de temporários, apagar seus rastros, desfragmentar (se for Windows XP), e principalmente evitar deixar senhas salvas. Se quiser mascarar IP, em algumas situações é possível, utilize um Proxy. Não entendeu nada do que falei aqui? Utilize o Google.

3°) Quer privacidade do seu e-mail? Bem eis ai algo complicado. Evitar spam somente não se cadastrando em nada. Mas como se torna impossível, o bom é denunciar os emails de spam no seu próprio servidor de email, onde você vê a relação de mensagens onde tem mover para pastas, etc.. Outra alternativa que evita spam é enviar email com destinatário oculto, quando for enviar mensagens para mais de uma pessoa. Isso evita que seu e-mail entre para listas de amigos de amigos seus, e que sem querer vão repassando até formar uma corrente de emails, favorecendo spam.

4°) para evitar vírus serem repassados por e-mail, coloque como primeira pessoa de sua lista de contatos um e-mail inexistente, quando enviar alguma mensagem selecione este e-mail, pois se sua máquina estiver contaminada, o vírus não irá para seus amigos, ficará nesse e-mail, mesmo que retorne para você a mensagem de retorno ( por ser inexistente).

5°) quando for criar senhas opte por senhas não lógicas, nada que tenha referência a você ou pessoas que o cerquem. Pois por engenharia social isso é facilmente descoberto. Sempre que possível é recomendável que se use letras, números e símbolos ( # , *, &, $, %, <, >). Quando não possível misture letras maiúsculas e números. O uso de símbolos dificulta descobertas de senhas tanto por engenharia social, quanto por programas ( os quais a maioria só possui opções de senhas formadas por letras e/ou números). Troque a senha regularmente.

6°) Se você for utilizar sites de relacionamento jamais faça seu cadastro com seu e-mail pessoal/profissional, pois se te invadirem, você não perde contatos. Crie um e-mail apenas para essa finalidade. O mesmo serve para Messenger, utilize uma conta para “diversão” e outro para trabalho.

7°) Se você utiliza e-mail gratuito ( gmail, Yahoo, hotmail, bol, oi, etc.) verifique se seu login ( o que vem antes do @) não está disponível. Muitas pessoas andam perdendo e-mails devido a este fato. Para verificar, basta ir em cadastro e tentar fazer um novo email com o mesmo login que você possui, o servidor te avisará se está disponível ou não, se estiver, basta você fazer novo cadastro. Caso não está seguro.

8°) faça regularmente back up de seus arquivos, se tiver dados importantes, procure sempre salvar em outro dispositivo que não seja seu próprio computador, por exemplo: CD, DVD, pen drive, etc.

9°) antes de adicionar alguém como amigo, procure se informar quem é, através de amigos em comum, perfil , etc. Caso não haja possibilidade, e não for contato de trabalho, prefira e-mails secundários ( aqueles utilizados em rede de relacionamento).

10°) ao navegar cuidado com sites suspeitos, que abram janelas pop up, ou de jogos que precisam baixar algo. Se você não souber do que se trata vá ao Google, se ainda tiver dúvida melhor não arriscar escolha outra diversão, outro site para olhar.

Bom, são dicas simples, mas que podem fazer grande diferença. Caso precise de técnico de preferência a técnicos de sua confiança, caso não tenha, procure sempre empresas conhecidas, ou técnicos que não fique com a máquina muito tempo em seu poder ( três dias é mais que suficiente para assistência técnica).

Nenhum comentário: