Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Luto



Perdemos Saramago, o corpo, pois as idéias permanecem, e se reforçam com um dos seus últimos escritos, e postados em sua página pessoal, o qual diz que nos falta mais filosofia, mais reflexão, ganharmos mais tempo e cultura refletindo.

Talvez este tenha sido a chave de ouro para fechar um ciclo: a vida. Talvez este seja o mais importante de todos os seus escritos, não por ter sido o último, mas por representar a conclusão de uma vida, de uma vivência em todas as suas potencialidades, e principalmente de todos os seus pensamentos.

Ousadia? Sim, a vida de Saramago foi marcada pela ousadia. Ousou desde o momento que enfrentou todas as adversidades da vida e se tornou Nobel da literatura. Mais do que isso foi um ícone como pensador, o que pra muitos se traduziu em rebeldia, ou piegas de comunista.

No entanto mais do que isso, foi uma pessoa com tamanha sensibilidade, a ponto de afirmar que o maior sábio que conheceu não sabia nem ler ou escrever: seu avô. Enfrentou todo o ônus da pobreza, ou critica por ter se aberto para o amor trinta anos mais jovem do que ele.

Mais do que isso foi Saramago, que terminou com singelas palavras, em um pequeno texto, mas que nos remete a maior de todas as nossas fraquezas: o medo e a preguiça do trabalho de pensar!

Eis o grande mistério da vida de Saramago: o desafio. E nos deixa além de um legado literário, o desafio de buscarmos mais filosofia, até mesmo entre aqueles que nem sequer sabem quem foi José Saramago.

“Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma”. José Saramago

Um comentário:

Anônimo disse...

As vezes, a vida nos faz certa surpresa, comn luto não esperado. Mas, o nascer, o viver e o morrer são três pilares que constitui a humanidade

Sem duvida esse foi um grande luto que ficará na historia.

A vida continua e o mundo necessita de outros grandes pensadores que façam e deixem seu registro.

Um excelente fds.

Abraços,

Solange.