Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Jogador: atacante



Em época de copa do mundo, ler um texto com um título desse logo nos remete à grande competição do momento. Porém não se trata de nenhuma crítica ao momento ou aos atletas.
O respectivo texto vem trazendo uma reflexão sobre jogadores, jogadores da vida, aqueles que se arriscam, pautam a própria vida numa eterna escada. Ou seja, acreditam que a vida seja uma eterna subida, em etapas, e cada etapa corresponde a um degrau, este por sua vez torna-se representado por pessoas.cada degrau, uma pessoa que se pisa, que se derrota.

Para os jogadores de plantão não importa o outro, e sim o objeto almejado, fazem da vida uma eterna competição, no qual o outro é adversário. As relações sociais não se dão a partir de transversalização de afetos, mas de interesse. O que se pode aproveitar do outro para se auto beneficiar é feito, quando o outro deixa de trazer benefícios ao jogador, este então passa atacar o adversário de forma a eliminá-lo, assim estará subindo mais um degrau.

No entanto, a luta não tem vantagem algum, pois enquanto de beneficia-se do adversário, consegue-se conhecê-lo, a reconhecer suas fraquezas, dessa forma, no momento de derrubá-lo, utiliza a arma necessária para atingir a fraqueza ou ferida aberta do adversário.

É um jogo sujo, pois o adversário, jamais imagina que é adversário, tão pouco que será atingido onde é mais vulnerável. Geralmente este adversário reconhece a embate somente no golpe final. Pois ele não vislumbra no outro um concorrente, mas um complemento.

Não é pecado ser jogador, mas soa estranho ser mau jogador, para se derrubar um adversário não tem que ser superior a ele, absolutamente, mas deve ser leal, ao menos reconhecendo todas as potencialidades dele. Foi assim no filme Karate Kid: a luta enquanto vingança, não é interessante. A luta é uma arte de agilidade. Enquanto o jogador acreditava ser superior, o outro o se machucava, parecia derrotado, mas continuava de pé. Somente quando fois considerado o conhecimento e agilidade do outro, conseguiu-se vencer uma luta, pois nesse momento não se buscou derrotar o adversário onde ele era mais fraco, mas com um golpe que deve ser dirigido, somente a bons jogadores.

Para finalizar, vale destacar que o pior jogador é aquele que joga baseado na fraqueza do adversário, ou o atinge na ferida aberta.

Nenhum comentário: