Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Enfim chegou 2010!

Mais um ano se finda, e outro começa, bastou o rodar do relógio para acordarmos em um ano e dormirmos em outro. Salvo algumas pessoas que não agüentaram e dormiram no mesmo ano.

Todo início requer planejamento, eis que é hora de fazermos listas intermináveis de projetos e desejos para o ano que se inicia. Geralmente não se incluem nesta lista saúde e paz, até porque recebemos muitos votos das mesmas durante as festas de final de ano. Aliás, se dependesse só de votos ninguém ficaria sem saúde ou paz durante todos os anos. Mas são essas mesmas pessoas que tiram a paz e nos estressam, prejudicando não só a saúde mental, mas a física e social.

Ninguém deseja mais intelectualidade, conhecimento, mais reflexão. Imaginem! Ninguém iria que eu pensasse mais, escrevesse mais, falasse mais, isto certamente tiraria o sono de muitos, e como todos querem saúde e paz...

Mas em época de retrospectiva podemos destacar os assuntos mais comentados durante todo o ano. Já no começo de 2009 e até as primeiras horas de 2010, as chuvas foram notícia, mostrando a ineficiência de infra-estrutura do país. O mesmo que ganhou a disputa para sediar copa do mundo e olimpíadas, sendo uma das maiores preocupações a adequação de estádios e hospedagem. A segurança se tornou secundária. A saúde certamente só foi conhecida por papéis, pois se chegassem a hospitais públicos, emergências de algumas capitais, nas quais terão jogos, certamente o Brasil já seria cortado sem sombra de dúvida.

Falando em saúde, perdemos também um dos maiores intérpretes da música pop mundial. Não o considero rei, porque tal classificação pra mim é apenas monarquia. Perda esta que significou muito mais a muitos brasileiros, do que a perda de um dos herdeiros da coroa em um acidente de avião. Pouco se ouviu falar, pouco se homenageou. Mas o considerado rei do pop teve toda a pompa. Acredito que a maior perda não foi dos escândalos que o envolviam, ou moda lançada ( quem não se lembra do gel new wave?), mas das mensagens trazidas nas letras de suas musicas, um contexto social, um pedido de ajuda pelo mundo.

Porém a maior e melhor mensagem que tal personalidade poderia ter deixado está na causa mortis: a questão da dependência química em todo o mundo. Enquanto algumas famílias se preocupam com uso e abuso de crack por seus entes, outras vivem o contexto da dependência de psicotrópicos, analgésicos, anestésicos, e por aí vai.

Isso reforça nossa esperança de que este ano políticas de saúde, em especial saúde mental possam realmente abarcar toda a demanda e necessidade de quem precisa da assistência e atenção á saúde nesta área. Que políticos possam vislumbrar novas formas de atendimento, cobertura assistencial, não reproduzindo experiências internacionais que não se adequam a nossa realidade.

2010 é um ano de esperança,! Não! Não estou falando em ganharmos a copa do mundo, mas da expectativa que todos saibam escolher adequadamente nossos governantes, não pensando em benefício próprio, mas no coletivo. Difícil tarefa, afinal ataques a brasileiros no Suriname, ou proteção ao presidente deposto de Honduras por parte da embaixada brasileira , perdem espaço na mídia para conquistas de copa e olimpíadas , além do que famosos irão fazer ou vestir no final do ano.

Mas enfim! É ano novo! Época de repor bons sentimentos, avaliar o que fizemos de bom ao próximo, rever pedidos, metas, e quem sabe construir um mundo melhor. Se podem desejar-me saúde e paz e me tirarem a mesma, posso sonhar além dos limites de cada um, não?

Um comentário:

Eloisa Floriano Fasulo disse...

Ler suas matérias é sempre muito bom.Escreva mais,você é muito boa nisso.
Um abraço.