Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 21 de junho de 2009

Criminalidade sinônima de vaidade humana


O aumento da criminalidade a partir de situações inexplicáveis, como filhos matando pais, mães roubando filhos, ações terroristas em vários pontos do mundo, além de crianças matando e espancando pessoas em escolas, leva-nos a questionamentos que rondam desde “de quem é a culpa” até “o que está acontecendo com o mundo”.

Mais importante que encontrar as respostas, são fazer as perguntas, pois elas nos levarão a refletir, e nesse momento é possível um levantamento de toda a problemática e situação que vivemos. Além de procurarmos saídas, há a possibilidade de refletirmos o nosso papel nesse panorama.

As justificativas para o aumento da criminalidade são as mais variáveis: evolução tecnológica, desemprego, falta de oportunidade, sucateamento da educação, aumento do consumo de drogas, até mesmo a proliferação de igrejas, ao passo que o papel da igreja ( religião) diminuiu na formação da moral e da ética, diferentemente de hoje em dia, na qual mascara a vaidade humana.

Nem todo o avanço da ciência consegue gerar tamanha influência que a igreja tinha sobre as pessoas. O cometer um crime no passado significava muito mais do que hoje, pois essa mesma ciência que desmistificou a religião deixa brecha nas leis para punir criminosos, os mesmos que quando presos pagam fiança, ou conseguem uma autorização de internamento em hospital psiquiátrico, que por sua vez sofre todo um desprezo e sucateamento por parte das autoridades governamentais.

Se formos observar o perfil de criminosos, o discurso deles sempre ronda a falta de oportunidade e o desejo de uma vida melhor de forma fácil, não importando que para isso tenham que realizar alguma atividade lícita ou não. A Igreja impedia essa vaidade de querer sempre mais em benefício próprio, e não do coletivo, ou pelo menos o necessário para a sobrevivência.

Óbvio que no passado também havia crimes, e os motivos eram traição, passionais, em guerras de poder, todos movidos pela vaidade, mas sem ser uma avalanche que atualmente assistimos.
Houve uma perda de referencial e objetivos tanto da religião quanto da ciência. Sendo assim não há leis e segurança que impeça o avanço da criminalidade, se a ciência continuar a ser utilizada para atender à vaidade humana e as igrejas continuarem a ser mercantilista.

Um comentário:

Sérgio Araújo disse...

Olá Lilian,

Concordo com você sobre os caminhos da ciência e os desvios éticos da religião. Contudo, precisamos de educação, mas não de uma educação de números de porcentagens,uma educação de fato com muita ciência e ética.
O que nós temos, e muito ruim, é intrução (para passar no vestibular, não temos educação. Educar não é o mesmo que instruir. É muito mais.

Gosto das suas preocupações.

Abraços e bom São João.