Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Resposta ao pedido de ênfase nas discussões sobre Reforma Psiquiátrica

OLha realmente sinto que precisamos ( a sociedade toda e não só os envolvidos na causa propriamente dita) fortalecer as discussões em torno na reforma psiquiátrica.

Falo por experiência duplamente própria: enquanto profissional e paciente.

Vejo pessoas se afastando de mim ( e com certeza não sou eu delas) por causa de um transtorno bipolar, e por outro lado vejo a dificuldade de trabalhar na área, estou lançando um livro agora sobre o assunto e vejo um TOTAL desinteresse por parte dos profissionais de saúde, inclusive pessoas que trabalham em CAPS, sobre o assunto. não digo nem comprar o livro, mas discutir a respeito, ter motivação para desenvolver eventos que possam difundir mais esse tema.

Fico chocada com colegas meus enfermeiros, travados na guerra de fazer parto e prescrever, enquanto a saúde mental vai ficando quase que no esquecimento. É desanimador.


Essa situação a meu ver só reforça a velha questão colocada por vários filósofos de que muitas pessoas estão escravas de um sistema ( regrado social), reproduzindo velhos costumes, ou costumes de modismo.

Ainda me questiono até quando? Até quando pacientes ainda vão preferir os hospitais, pois aqui fora é lacerante o nosso dia-a-dia para nossa mente e sobrevivência. Eu digo que os maus tratos em hospitais, descasos, falta de condições é ínfema perto do preconceito, exclusão e outros que sofremos aqui fora.

Agora resta saber até quando precisamos ficar levantando motivação para discutir a verdadeira reforma psiquiátrica, que não consiste apenas na mudança de tratamento em si, mas na concepção da sociedade para com a doença mental.


P.s. Essa resposta foi dada em um fórum de discussão no qual uma pessoa pedia para melhorar as discussões sobre reforma psiquiátrica em 2008.

Nenhum comentário: