Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 10 de agosto de 2008

Existe inteligência em programas de relacionamento



Eu navego e observo muito o que ocorrer em programas de relacionamentos. Na sua grande maioria há três comportamento das salas que as pessoas freqüentam:

- sala de música: nestas salas as pessoas tentam surpreender umas as outras com as músicas que colocam , tentando serem melhores que as outras;
- sala adulta: na qual o principal objetivo é colocar músicas que provoquem a libido, ou escrever coisas na tela sobre sexo ou assuntos que usem palavras de baixo calão.
- sala de jogos: salas quem que realizam jogos entre equipes. Geralmente estes jogos abrangem temas da mídia ( música, filmes, etc.), mas que não cobram dos participantes muita reflexão.
Acabam por testar conhecimento superficial dos participantes e/ou quem é mais rápido em sites de busca.

Porém surpreendentemente, estes dias tive o prazer de conhecer uma programação diferente dessas supra citadas. Embora aconteça numa sala na qual ocorra jogos como os anteriormente descritos.

A curiosidade da atividade fica no fato de não ser uma disputa, mas uma troca de conhecimentos. Melhor dizendo, um diálogo no melhor estilo socrático. Uma pessoa coloca uma provocação ( a qual eles chamam de pergunta) e inicialmente uma pessoa de cada sexo responde a proposição conforme o que acha.

Não há respostas certas, há colocações conforme a percepção de cada um. Após os dois primeiros colocarem suas opiniões sobre o assunto os demais podem também comentar a respeito do que foi proposto..

Outro aspecto interessante, que as pessoas fogem do achismos e começam a refletir a partir do que anteriormente é falado. Dessa forma, não fica apenas perguntas e respostas, mas uma verdadeira ágora.

Foi motivador participar dessa atividade, por contribuir , e exercer o que acredito ser fundamental para qualquer aprendizado, a metodologia socrática: dialógica.

As provocações apresentadas não deixam margem de polêmicas, favorecendo exatamente a proposta socrática. Não fica um mero debate, no qual se escolhe um tema, e confronta-se várias opiniões, cada qual querendo impor a sua,transformando o ambiente em um ringue de egos, mas há a construção de um objetivo único: a troca, o diálogo.

O nome dado ao programa também muito coerente: DESIGUAIS, isso já coloca os participantes que o importante não é mostrar quem é o melhor, mas que há diferenças de opiniões, e que essas podem e devem ser respeitadas.

A equipe organizadora está de parabéns, que continuem com este intuito e atividade. Para os interessados podem comparecer ao programa CAMFROG, na sala FROGMANIA. O programa realiza-se as sextas-feiras de quinze em quinze dias, a partir das 21horas. Vale a pena conferir e participar.

Nenhum comentário: