Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de julho de 2008

O valor do perdão


Saber perdoar não é algo fácil. Muitas vezes as pessoas precisam superar orgulhos, princípios já consolidados pra dizer um simples perdão.

Particularmente, não tenho o mínimo problema em pedir perdão. Meus sentimentos são intensos - quando amo, amo mesmo, e raramente tenho ódio de alguém. Mesmo as pessoas que um dia me prejudicaram quer seja material ou psicologicamente eu não guardo rancor ou mágoa, sendo capaz inclusive de ajudar se a pessoa que me magoa assim precisar.

Porém ajudar não quer dizer que eu vá morrer de amores por ela, apenas ser humana, saber respeitar os outros, o que muitos não o fazem acabando por magoar as pessoas.

Muitos acreditam que basta querer, basta ser humilde pra pedir perdão. Mas a coisa vai muito mais além... é preciso que a outra pessoa esteja prepara, e queira receber um pedido de perdão, desculpas. Este é o grande problema: as pessoas quererem receber este pedido. Algumas querem ouvir sim, mas não para perdoarem e manterem uma relação amistosa. Porém apenas para se vangloriarem que alguém se humilhou, ou como popularmente é dito: deram o braço a torcer.

Usam de um gesto singelo, louvável, em algum prêmio, como se desentendimentos fossem disputas de egos e não diferenças de ponto de vista. O grande equivoco da vida está ai, as grandes diferenças também: na arte de saber interpretar as situações.

Nenhum comentário: