Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Vamos a um raciocínio lógico


Ninguém tem dinheiro
Todos têm problema
Se ninguém é igual a todos
Logo, o problema tem dinheiro.

Um raciocínio, lesado, nada haver com nada. Mas isso não importa, pois mesmo sem dinheiro seja possível pensar. Pensar não requer custos. Pensar é delimitar metas, objetivos, levantar hipóteses, reformular as coisas. Ver o que está dando certo e errado.

O pobre mesmo sem dinheiro se vira aqui e ali. Tira daqui paga ali. Assim tem que se fazer.

Se houver uma auditoria tanto nas questões administrativas dos setores, concomitante a auditoria nas consciências. Certamente algumas boas soluções aparecerão. E se forem feitas com seriedade pode até sobrar algum.

Veja um exemplo:

Supomos uma sala cirúrgica que realiza uma média de 8 cesarianas / dia.*Para se aplicar a anestesia conhecida como raq, é preciso fazer a anestesia local com lidocaína. Geralmente os Centros Cirúrgicos utilizam a anestesia local** um frasco de 100ml. Para evitar contaminação, o restante da medicação não pode ser reaproveitado.
Essa medicação é desprezada em mais de 80%, o frasco de 100 ml custa vinte e sete reais. Considerando 8 cirurgias, o hospital tem um gasto com ao respectivo medicamento de R$216,00 por dia numa só nesta sala cirúrgica. Ao passo que se utilizasse a ampola com a quantidade necessária por procedimento, a venda nos laboratórios teria um gasto de R$ 2,88 .
No entanto é raro encontrar hospital que utilize a lidocaína ampola, ao invés do frasco de 100%.
È mais ou menos desse jeito que o sistema de saúde do país está trabalhando. Por isso que digo, é preciso administração não só lá em cima, mas principalmente na base ( a que está mais perdida na história).
* respeitando tempo de cirurgia e desinfecção da sala é o máximo de cesariana que pode acontecer numa sala cirúrgica no período de 24 horas, sem riscos de contaminação, e sem intercorrências durante o mesmo.
p.s: esta análise é de Centro cirúrgico e não posto de saúde ou emergências.

Agora eu pergunto: o problema é falta de dinheiro ou de erro na aplicação do mesmo? Falta de pensar? Falta de auditoria?

Nenhum comentário: