Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de novembro de 2007

TROPA DE ELITE


Sem dúvida o filme foi um tiro a queima roupa de muitos, nem vou muito comentar como, pois o Henrique ( diga-se de passagem que sou fã já de carteirinha desse nosso colega desta comunidade) colocou muitíssimo bem, não vou me prolongar e tão pouco reforçar pra não estragar o que ele já disse.

O fato é que o filme mostrou uma grande consciência dos bandidos ( que no início fala que eles preferem dialogar) e uma total irracionalidade e desconhecimento de causa dos policiais ( do bope).

Enquanto uns querem o diálogo, outros querem matar ( bandido bom é bandido morto).

Dizer que o filme não é tendencioso, só se for do ponto de vista de quem assiste para ver a carinha bonita de Wagner Moura, e sem uma pontinha de crítica.

Muitos sabem que no RJ existem correntes contra e a favor do bope. A figura Wagner Moura não foi colocada ali por profissionalismo puro dele não. Lembremos que ele fez a minissérie JK, no qual representou o ex-presidente, quem se lembra de JK foi um presidente , ex capitão da PM- MG, que possibilitou a ampliação dos meios de comunicação e em seu governo também houve a grande rebelião da força aérea brasileira. Foi eleito pela coligação PTB-PSD

O Bope foi criado em 1993, pelo Capitão Amendola (que hoje defende a paz e condena o bope), que deu ordem de prisão ao Capitão nascimento durante uma operação no Morro da Mangueira, por este ter dado um tapa na cara de um traficante (como se sabe a polícia tem direito de matar e não torturar ou agredir). o governador do Estado do Rj era Nilo Batista (PTB). Nilo Batista é autor de vários livros sobre criminologia e fundador do Instituto de criminologia do RJ.


Outro aspecto.


Quando o Bope foi criado quem estava na presidência foi o então Itamar Franco do Na época no PRN, migrando posteriormente para PMDB, foi nesse governo que foi instaurada a SSI (subsecretaria de inteligência) a qual em 1994 expediu um documento ligando PT ao MST, o qual prejudicou a campanha do PT na época.

Porém não houve grandes mudanças em segurança pública, este governo e o subseqüente estavam muito mais envolvidos com a economia do país do que as demais áreas.

Em 1997 o Secretário de Segurança Nacional era nada mais nada menos que Luiz Eduardo Soares ( espero que saibam quem é esta figura, além de antropólogo e cientista político), Na secretaria estadual de segurança do RJ estava Nilo Cerqueira do PPB, neste cargo conseguiu aprovar uma Lei que dava Gratificação aos militares e policias por bravura, o que colaborou para aumento de homicídios por policiais no estado de forma significativa ( 30% aproximadamente). E Sérgio Cabral ( PMDB) como deputado Estadual.

Nesta época o governo do Estado do RJ estava com Marcello Alencar (PSDB), que seguindo os passos do presidente ( FHC – PSDB) estava mais preocupado com a privatização do BANERJ, diga-se de passagem época esta que Renan era já do senado e estava à frente da CPI dos Bancos e da comissão de investigação da crise financeira.

O filme por sua vez é apresentado no governo estadual de um jornalista ( lembra lá do JK na expansão das comunicações?) do PMDB – Sérgio Cabral, da parcela que apoiou Lula nas ultimas eleições juntamente com o PTB, juntamente com outros partidos de esquerda menores, aliança que foi maioria no congresso nos dois primeiros anos e que facilitava aprovações no congresso e que resultou na crise do mensalão , após denúncias do Roberto Jéferson (PTB).

O governo envia pedido de ajuda a segurança ao presidente baseado nos artigos 142 e 144 da Constituição Federal e o artigo da Lei Complementar 97, de 9 de junho de 1999. Na época era então ministro da defesa Waldir Pires ( vice líder do governo de JK, e ex PMDB atual PT) e da justiça Tarso Genro (PT) favoreceram o envio das tropas ao RJ.

E quem está como Secretário de valorização da vida? Ele!!!!! Luiz Eduardo Soares, antropólogo, cientista político e um dos autores do livro Elite das Tropas, livro que inspirou José Padilha a filmar o respectivo documentário.

Concluindo, o filme pode não ser tendencioso mas dá uma amostragem muito grande das alianças, dos conchavos políticos isso dá com certeza, e vai além do exposto no filme que POLICOS estão por trás do narcotráfico por isso a violência e criminalidade não acabam, no país.

Um outro aspecto é quanto ao fato da divulgação do filme antes de chegar ao cinema.

Vocês acreditam mesmo que o filme simplesmente vazou? Por um descuido, ou “sacanagem” de alguém? Ou foi propositalmente jogado na pirataria para dar esse impacto todo que está causando? Sim porque se o BOPE dá conta porque pedir reforço junto à presidência?

Nenhum comentário: