Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 7 de agosto de 2010

OI!

Não estou sumida, simplesmente entrei em tratamento para desintoxicação cibernética. Isso mesmo que você leu, fui mais uma réu no que se refere a vicio na ou de Internet, algo que tem sido bastante freqüente.

Vários especialistas tem se especializado ou aperfeiçoado para lidar com essa nova demanda, que vai desde o vicio em jogos virtuais (ou videogame) até vicio em transações financeiras, ou culminando em substituição da vida por uma vida virtual.

As causa são variadas, mas as conseqüências sempre desastrosas: isolamento social, prejuízos financeiros, perda de produtividade, dependência, diminuição do período do sono, déficit na alimentação, problemas ergonômicos, problemas ortopédicos (tendinites, L.E.R.), déficit de atenção, irritabilidade, ansiedade, dentre muitas outras causas.

Não cheguei a casos extremos, porém no pequeno sinal de dependência e inicio das conseqüências dei uma boa freada. Uma semana! Logicamente não deixei de entrar 100% na Internet. Porém restringi bastante meu tempo em frente ao computador, de mais de 12 horas consegui reduzir já pela metade. As seis horas gastas (nem sempre é isso tudo) ficam para leituras, pós graduação, e-mails (principalmente profissionais), as vezes quando não tem mais nada para fazer dou uma entrada em sites que possa conversar com amigos. Mas nada que ultrapasse uma hora.

Limite e disciplina! Estas são as palavras chaves para quem quer se tratar, ou se preferirem uma linguagem mais amena, se desvirtualizar. Particularmente eu já vinha treinando isso em mim, mas sem sucesso. Com apoio de um psicólogo, e direcionamento de atenção para outras atividades foi fundamental.

Puxa como é bom estar voltando a realidade! Parece engraçado, mas esse sentimento de recomeço é muito bom, dá nova energia. Eu já consegui voltar a ter um pouco mais de vaidade. Sim! Pois quando se vive muito no virtual acaba-se perdendo muito tempo conectado que se esquece de se cuidar. Logicamente que não são todas as pessoas, aquelas que ficam se exibindo em cam, cultuam o corpo não deixam de se cuidarem e mantêm o padrão de auto-cuidado.

Como havia dito antes estou em nova dieta. Corte aos excessos! Cortei excesso de consumismo, de roupa, sapatos, papéis. Agora foi a vez das horas de Internet. Tomara que amanhã eu consiga começar o corte do excesso é de peso!

Bom o que fiz esse tempo? Li, voltei às revistas e livros de papel. Bordei! Já tinha me esquecido de como eu bordava bem. Finalizei trabalhos: havia dois livros em andamento e consegui finalizá-los, acredito que logo um dos dois já estará a venda.

Bem, indico a todos fazerem uma auto avaliação, e começar a cortar os excessos, garanto que irão se sentir mais leves. Enquanto não começam indico um site muito bom sobre vicio na internet: http://www.dependenciadeinternet.com.br/

Um comentário:

Eloisa Floriano Fasulo disse...

Oi Lilian,que legal a nova fase!
Acho que a mudança fez bem,não é?
Sentimos sua falta por aqui,especialmente de ouvir suas boas gargalhadas.
Qualquer dia desses passo por ai pra bater um papo.
Saudades de vocês.
Beijos.